Em uma linguagem clara, piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal. Seu uso pode ser simplesmente para enfeitar o corpo, entretanto a pessoa que o utiliza pode estar querendo expressar autoconfiança, irreverência, domínio, rebeldia ou posse. O seu significado pode alterar, dependendo da cultura em questão, o piercing é usado como uma forma de revelar o status social de um indivíduo, por exemplo, dependendo o material do qual o piercing é feito, este pode revelar a condição econômica do mesmo. Já em outras culturas a utilização de adornos como um piercing está ligada com a fertilidade, como é o caso do Hinduísmo na Índia. Assim este adorno não é um novo fenômeno, piercings já são utilizados a milhares de anos e são aplicados por diversos motivos e em lugares diferentes do corpo humano.
Mas bem, vamos focar no piercing lingual onde, estes foram inventados pelas sociedades modernas ocidentais. E os mesmos juntamente com os piercings colocados nos lábios ou bochechas envolvem riscos maiores do que os colocados na orelha., ou outras partes do corpo. As joias utilizadas para a perfuração podem ser confeccionadas em açocirúrgico, titânio, ouro, prata ou níquel. Sendo o níquel o maior causador das reaçõesalérgicas e inflamatórias.
Na perfuração do piercing lingual é comum haver edema devido à alta vascularização da língua, a cicatrizaçãoapóscolocação ocorre em quatro a seis semanas. Os sintomas comuns após o furo, incluem dor, edema, sialorreia e trauma gengival.
Outra consequência séria do piercing na língua é o comprometimento da via respiratória, resultante do edema da língua ou da aspiração da joia.
A consequência mais óbvia do piercing na boca é a dor, pois, o procedimento é feito sem anestesia. O aumento da vascularização pode causar um edema após a colocação e o risco de um sangramento prolongado, se os vasos de maior calibre forem atingidos.
Sendo assim vale frisar as possíveis consequência de uma perfuração lingual:
– Inflamação, Infecção — Contendo milhões de bactérias na cavidade oral se caso não houver uma descontaminação da boca (está estar limpa sem problemas gengivais, sangramento ou placa), fazer uma perfuração pode causar enormes problemas. E consequentemente, quando se coloca o adorno a pessoa tende a tocaras partes de metal o que também torna maior o risco de se contrair uma infecção.
• Sangramento prolongado — Se o perfurador não possuir conhecimento da anatomia da língua estepode atingir durante a perfuração estruturas nobres ocasionando um sangramento difícil de ser controlado com perda excessiva de sangue.
• Dor e inchaço — São sintomas comuns de piercing na boca, já que vai haver uma perfuração, ocasionando sangramento e dor pós procedimento. Em casos mais sérios, se a língua inchar demais, poderá fechar a passagem de ar e dificultar a respiração.
• Dentes danificados — O contato com a joia pode danificar o dente, já que esta estará fixada em um musculo (língua) que se mexe constantemente, seja pra falar, comer conversar. Assim a joia entra em contato com o dente por diversas vezes durante um dia.
• Ferimento na gengiva — As peças de metal não só podem ferir o tecido da gengiva que é sensível, mas também podem causar retração gengival. A retração gengival tem aparência desagradável e torna seus dentes mais vulneráveis a cáries a periodontite a dor e a uma possível perda dental.
• Interferência com a função normal da boca — As joias aumentam a produção de saliva,(sialorreia) impedindo que você pronuncie corretamente as palavras passando por situações desagradáveis e também dificultam a mastigação.
• Doenças transmissíveis pelo sangue — O piercing da boca foi identificado pelo Instituto Nacional de Saúde como uma possível forma de transmissão da hepatite B, C, D e G.
• Asfixia-O adorno pode solta-se e ser aspirado para as vias respiratórias, o que pode acarretar a morte.
• Endocardite — O piercing oral pode causar endocardite, que é a inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos. A ferida causada pela perfuração dá às bactérias da boca a oportunidade de entrar na corrente sanguínea, podendo chegar ao coração. Isto seria uma situação muito grave que facilmente pode levar ao óbito. Só pra constar, existem casos relatados na literatura.
Sendo assim, pense muito bem antes de decidir fazer um piercing lingual, estude com atenção todos os riscos que podem ocorrer. E mesmo que você se convença que vale a pena arriscar, caso haja algum sinal clinico de infecção: dor, febre, inchaço, nãoexiste em procurarum cirurgião dentista qualificado. Isso pode salvar a sua vida.!!