Quais alimentos que podem prevenir Cáries?
A prevenção da cárie acontece principalmente pela técnica correta da escovação e o uso do fio dental.
A nossa alimentação é importante para a saúde dos nossos dentes, já que a nossa dieta exerce um papel central no desenvolvimento da doença cárie.
Como exemplo de alimentação danosa para os nossos dentes, temos os açúcares.
O consumo frequente e em grande quantidade, sem a devida higienização, é extremamente prejudicial.
No mundo em que vivemos, sabemos que a maior parte das pessoas faz ingestão de uma alimentação rica em gorduras, principalmente de origem animal, açúcares e alimentos refinados, com redução do consumo de carboidratos complexos. Esse é o principal fator para o incremento não só do sobrepeso, mas também de cáries.
Há grupos mais vulneráveis às cáries, como os adolescentes possuem maior tendência ao consumo de açúcar e açucarados e, precisam de maior acompanhamento para que incorporem ao menos uma fonte de fibra regularmente à dieta.
Os carboidratos fermentáveis servem de substrato para as bactérias da cárie. Esses microorganismos em um ambiente onde há açúcar em abundância, geram ácidos que baixam o pH do meio bucal para valores abaixo de 5,5 ocorrendo a desmineralização do dente, ocasionando o início da doença cárie. Se isto não for revertido rapidamente, ou seja, se o pH não for elevado novamente, a doença irá evoluir, ocasionando cavidades nos dentes. Alimentos como o pão branco, bolos, bolachas e doces são ricos em carboidratos fermentáveis.
Quais alimentos que previnem a cárie?
Fibras
As fibras são benéficas para os nossos dentes, pois elas estimulam o fluxo salivar. A saliva é um importante aliado contra a cárie. Já que ela além de reequilibrar o PH da boca também ajuda na limpeza dos dentes. Alimentos : frutas secas, passas, figos, tâmaras.
Cereais
Os cereais ajudam na produção da saliva. São ricos em vitamina (B), onde ajuda a manter a gengiva com saúde. Por isso, devemos nos alimentar com farelo de trigo, arroz integral, massas de grão inteiro , etc.
Leite e derivados.
O cálcio ajuda a reforçar a estrutura dos dentes, sendo ainda mais benéfico em crianças. Outras opções de alimentos com cálcio são os vegetais verdes como brócolis e o repolho chinês, amêndoas e grãos secos.
Maçãs e outras frutas “duras”
Por terem consistência mais dura, são benéficas, pois ajudam a eliminar a placa dental através da fricção com os dentes. Apresentam vitamina A que ajuda na formação dos ossos.
Nozes
Esse alimento tem o mesmo princípio da maçã, ou seja, ajuda a eliminar a placa. Porém, ele tem como vantagem a presença do magnésio, substância que ajuda a fortificar os dentes.
Frutos do Mar.
Peixes, como a sardinha e a manjuba, também são ricos em cálcio.
O equilíbrio e a mudança de hábito como fator importante para a prevenção das cáries dentárias.
Introduza hábitos alimentares aos poucos, quem sabe uma fruta nova em determinado período do dia, ou a remoção de um carboidrato desnecessário no final da tarde. Essas pequenas atitudes são grandes incentivos para mudanças de grande impacto. Vamos tentar?